É importante termos indicadores (KPIs) para medir se estamos no caminho certo para controlar e atingir as metas definidas.
À principio, a sugestão é elencar poucos indicadores, porém, que sejam representativos e tenham relevância para as tomadas de decisões. Quando temos grandes quantidades, perde-se o foco ao dar atenção à algum indicador que não seja relevante.
Hoje em dia, temos muitas informações, sejam elas estruturadas (base de dados) ou não estruturadas (rede social, Facebook, Linkedin, entre outros). É importante saber o que queremos elencar, medir e o porquê.
Existem múltiplos tipos de indicadores de desempenho de processos, cada qual possui uma finalidade diferente para uma circunstancia diferente.
Com a diretriz da empresa e/ou planejamento estratégico definido, qualquer área poderá, através de seus indicadores, medir sua evolução frente ao desafio estabelecido, sendo de suma importância elencar os indicadores representativos.
Definida a lista de indicadores, agora é o momento de verificar onde estão as informações!
Lembre-se da periodicidade e relevância, pois temos indicadores com métricas diferentes (anual, mensal, diário e até por hora) para áreas diferentes dentro dos diversos segmentos.
A extração e preparo das informações são importantes para não enviesar o resultado, para isso é necessário que os critérios sejam bem definidos e descritos, pois, se no futuro houver qualquer mudança de critério, será possível rastrear e garantir que as informações estejam sendo utilizadas corretamente.
Para ter sucesso é importante definir qual área será responsável por extrair e/ou consolidar as informações, pois dessa forma será garantido que uma base única com todos os critérios estabelecidos sejam confiáveis.
De posse dos indicadores, agora chegou o momento de disponibiliza-los!
Isso pode ser feito de diversas formas: desde uma planilha Excel, PowerPoint, BSC, Dashboard (Excel, PowerBI, OBIEE, Tableau, Qlickview entre outras) ou mesmo algum sistema de indicador. O importante é que seja visível e de fácil entendimento.
Para um gerenciamento eficaz, após a análise dos indicadores, se for identificado algum desvio, chegou o momento de atuar!
A melhor forma é através de um plano de ação com datas, objetivos e responsáveis definidos. Sendo que, algumas estratégias poderão ser alteradas no momento de sua analise, dado a relevância do indicador!
Defina bem seus indicadores para que sejam um meio de gerenciar, atingir e superar seus resultados!
” Se você não pode medir, você não pode gerenciar ” Peter Drucker
Autor: Edson Platini – Executivo de Business Intelligence (BI), Analytics, MIS, DBM e CRM